Loading...
Dossie_CQM Created with Sketch.

Dossiês recentes

Capítulo 4

Aparência

Feio é ser intolerante

O que acontece quando nos julgam somente pela aparência? O que acontece quando esse julgamento é online?

 

Total capturado: 3.072 menções

Apresentamo-nos para o mundo com a nossa aparência, nosso rosto, corpo e roupas, e não tem como fugir muito disso, é algo intrínseco, ao qual estamos presos. Nossa aparência diz muito de onde viemos, quem somos e nossa personalidade, e tudo bem se você for baixo, alto, magro, gordo, belo, não tão belo, estiloso ou brega, o importante é se entender e saber que as particularidades nos definem.

Mas o que acontece quando nos julgam somente pela aparência? O que acontece quando esse julgamento é on-line?

Bullying é uma situação de agressão intencional, verbal ou física, feita de maneira repetitiva, por uma ou mais pessoas (geralmente crianças e adolescentes), contra um ou mais colegas. O cyberbullying é a intensificação do bullying, só que nas redes sociais, quando a dita “brincadeira” extrapola a escola, tendo continuidade na internet e a vítima é atormentada a toda hora.

Sentimentação

 
Vemos que a sentimentação em relação à aparência é negativa, tendo 84% das menções totais. Em menor grau, temos menções neutras, 10,6%, comentários que não visam ofender, mas também não contribuem para o debate. Comentários positivos, que possuem um questionamento sobre o problema, só aparece em 5,4% das menções.

Em comparação com o dossiê passado, o atual, de 2017, teve uma queda em 10% no número de menções negativas e crescimento de 9,4% nos comentário neutros.

Gênero

 
Empate técnico, ambos os sexos exprimem menções intolerantes quase de maneira proporcional. 48,5% das menções intolerantes são do público masculino, enquanto as mulheres representam 51,5% das menções.

Mapa do Brasil

Tipo de menções

 
44,8% das menções são de opiniões, número que se justifica pelo fato de que a maior parte dos comentários é de opiniões maldosas sobre a aparência de outra pessoa (ou grupo). 28% das menções são depoimentos e 27,1% são compartilhamentos de Twitter e links. As notícias quase não aparecem, provavelmente o tema não favorece, com 0,1% das menções.

Visível x Invisível

 
Interessante notar que, quando o tema é intolerância por aparência, 70,5% dos comentários são visíveis, isto é, menções que atingem pessoas de maneira direta. Comentários invisíveis representam 29,5% das menções. Interessante notar também que não há uma forte diferenciação de cenário entre 2016 e 2017.

Abstrato x Real

 
A maior parte dos comentários é direcionada a pessoas específicas, com 65,8%, enquanto 34,2% das menções são comentários generalistas, ofendendo ou citando um grupo de maneira abstrata.

Grafo de Conexões

 
O grafo dá conta das conexões entre usuários que utilizaram os termos relacionados ao tipo de intolerância analisado. Assim, é possível ver como o tema aparece nas redes e quem são os principais influenciadores. Cada ponto é uma pessoa em uma determinada rede e as cores indicam cada cluster. Para analisar as conexões e cada usuário, clique no grafo.

Nuvem de termos

 
A nuvem de termos mostra quais as palavras com maior repetição nos comentários.

Exemplos de intolerância coletadas nas redes