Loading...
Dossie_CQM Created with Sketch.

Dossiês recentes

Capítulo 10

Idade

Envelhecer faz parte da vida. Ser intolerante, não.

Por que julgar alguém pela sua idade? A idade é um determinante de caráter?

 

Total capturado: 1.285 menções

Temos poucas certezas nessa vida. Muitos filósofos diriam que não podemos ter certeza de nada. Mas, deixando as frentes filosóficas de lado, uma coisa é certa: o tempo passa e um dia vamos ficar velhos, se não morrermos antes, é claro.

É uma condição unânime de todo ser humano, nascemos, crescemos, ficamos velhos e morremos.

A idade conta a história de nossas vidas, sobre a qual não se pode, por si só, ter um julgamento moral. É uma condição inerente ao ser humano. Então, por que segundo a internet velhos são tarados? Por que adolescentes são seres chatos e problemáticos? São preconceitos enraizados em nossa sociedade, refletidos de maneira abrupta nas redes sociais.

Sentimentação

 
Quando o assunto é idade, 98,4% das menções são negativas, um número bem elevado. 1,3% das menções são neutras e 0,3% são positivas. Os dados nos revelam que o assunto idade não é problematizado, um preconceito que muitas vezes passa despercebido. Tivemos uma leve mudança do quadro de 2016 para 2017, um assunto que já era tratado de maneira muito negativa agora passa a ser ainda mais.

Gênero

 
59,3% das menções são masculinas, revelando que homens são um tanto quanto mais intolerantes quando o assunto é idade. 40,7% das menções são femininas. Um fator que pode ter ajudado nesse índice é que muitas das ofensas relativas à idade na internet eram relacionadas ao futebol, em que técnicos ou dirigentes de grandes clubes são criticados por causa de sua idade como um fator preponderante à má qualidade do seu trabalho.

Mapa do Brasil

Tipos de intolerância

 
A maior parte das menções são opiniões, com 60,9%. Já depoimentos aparecem em segundo lugar, com 28,7% das menções, enquanto compartilhamentos representam 10,2% do total. As notícias, por sua vez,  aparecem com somente 0,2% das menções.

Visível x Invisível

 
A intolerância em relação a idade é totalmente visível, 98,9% das menções são ataques intencionais, isso é, agressões verbais que possuem objetivo de desmoralizar a vítima. Somente 1,1% dos comentários são voltados para os grupos etários de maneira geral, uma porcentagem muito pequena. Notamos que o preconceito em relação a idade tem alvo e é totalmente visível, diferente do cenário de 2016 que as menções visíveis representavam 60,1%.

Abstrato x Real

 
79,7% dos comentários possuem vítimas, isto é, são menções direcionadas a pessoas específicas, sejam elas famosas ou não. 20,3% das menções são direcionadas a grupos de maneira geral, como xingamento contra os idosos e adolescentes. Não há forte mudança de 2016 para 2017, somente um leve crescimento no número de menções reais.

Grafo de conexões

 
O grafo dá conta das conexões entre usuários que utilizaram os termos relacionados ao tipo de intolerância analisado. Assim, é possível ver como o tema aparece nas redes e quem são os principais influenciadores. Cada ponto é uma pessoa em uma determinada rede e as cores indicam cada cluster. Para analisar as conexões e cada usuário, clique no grafo.

Nuvem de termos

Exemplos de intolerância coletadas nas redes