14. Publicações e filmes

Leia e assista...

Os sofrimentos do jovem Werther

O romance de Johan Goethe, publicado em 1774, que foi relacionado a uma série de suicídios na Europa no século XVIII, e deu origem ao conceito chamado de Efeito Werther.

As Vantagens de Ser Invisível

Mais um livro que foi adaptado para as telas, neste caso dos cinemas, a obra reúne os escritos de Charlie, um adolescente que vive um claro quadro de depressão.

Os 13 Porquês

O bestseller que virou série, e foi sucesso absoluto de audiência, gerando um grande debate sobre o suicídio nas redes. O romance de Jay Asher, sobre a adolescente que se mata e deixa fitas gravadas para as pessoas que seriam as responsáveis pelo ato, foi publicado em 2007, e lançado este ano como uma produção original da Netflix.

Saiba mais sobre o livro

Veja o trailer

O Demônio do Meio-Dia: uma Anatomia da Depressão

Publicado originalmente em 2000, O Demônio do Meio-Dia é uma importante referência sobre a depressão. Nele, Andrew Solomon intercala relatos pessoais de sua batalha contra a doença com depoimento de vítimas da depressão e opiniões de especialistas.

As Virgens Suicidas

Ambientado nos anos 1970, o clássico instantâneo de Jeffrey Eugenides, publicado em 1993, tem como tema principal a história de cinco irmãs adolescentes, que se matam em sequência e sem motivo plausível. História foi adaptada para o cinema em 1999.

Saiba mais sobre o livro

A Ponte

Documentário norte-americano sobre a Golden Gate, em São Francisco, e o fato de essa ponte, um cartão-postal da cidade, atrair centenas de pessoas que se atiram dela para o mar todo ano.

Os Últimos Dias

O filme reimagina os últimos dias do cantor Kurt Cobain, vocalista do Nirvana que se suicidou aos 27 anos, através da história de Blake, uma alegoria de Kurt, um cantor de rock que está isolado em uma mansão no interior com alguns amigos.

Garota, Interrompida

Baseado no livro de mesmo nome da autora Susanna Kaysen, Garota, Interrompida é autobiográfico. Após uma tentativa de suicídio, Susanna é internada em um hospital para se recuperar.

Assista ao trailer

O Suicídio

Um dos pilares da sociologia, a obra de Émile Durkheim, publicada em 1897, foi a primeira a estudar as conexões entre os indivíduos e a sociedade em relação ao tema, antes visto apenas como um ato individual.