Dados gerais sobre o monitoramento
O suicídio nas redes
O CQM monitorou o tema suicídio nas principais redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube). Durante o período, os destaques foram os expressivos números de comentários sobre o crime virtual da Baleia Azul e a série Os 13 Porquês, o que fez o tema alcançar seu ápice de buscas no Google dos últimos cinco anos.
Total de menções capturadas: 1.230.197
Período: abril e maio de 2017.
A ferramenta avalia de 0 a 100 o quão recorrentemente o termo foi pesquisado. A partir da estreia da série,o parâmetro atingiu 100 por duas semanas, e logo caiu para nível médio nas semanas seguintes.
Vale comparar com os meses de setembro de anos anteriores, quando é realizada a campanha Setembro Amarelo, que visa conscientizar a população sobre o suicídio. É possível ver como o engajamento sobre o tema foi muito maior em abril deste ano, muito por conta da estreia de Os 13 porquês e da viralização da Baleia Azul.
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Em qual rede se falou mais sobre o suicídio? O Twitter ficou com a primeira colocação isolada, com 94,2% do total capturado. Em segundo lugar, ficou o Facebook, com 5%. YouTube e Instagram somaram 0,8% juntos. Isso porque o Twitter oferece muito mais acessibilidade para captura dos comentários comparado às outras redes, mas também revela que os usuários ficam mais à vontade para falar de temas complicados pelo Twitter, que não tem tanta relação com amigos e família como as outras redes.
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Os assuntos mais mencionados
ABRIL
Em abril, com a estreia da série Os 13 Porquês e a viralização do assunto da Baleia Azul, os dois temas foram os assuntos dominantes do monitoramento. Com 52,5%, o crime virtual da Baleia Azul foi o grande destaque do período. Em segundo lugar, ficou a série da Netflix, Os 13 Porquês, com 32%. Em terceiro, aparecem os comentários sobre depressão, com 8,9%. Logo em seguida, estão os comentários que abordavam a intolerância, com 5,2%. Postagens abordando outros assuntos somaram 1,4%.
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MAIO
Em maio, o panorama mudou bastante. A série Os 13 Porquês perdeu força, e o viral da Baleia Azul ampliou sua vantagem, principalmente nas piadas e memes. Acabou sendo o assunto mais falado do período, com 79,6% das menções. A série Os 13 Porquês, que em abril somou 32%, em maio ficou com apenas 12%. O tema depressão somou 4,6%. Outros assuntos atingiram 3,8% do total no mês.
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GERAL
No geral, o tema mais falado, de sobra, foi a Baleia Azul, com 59,9%. A série da Netflix, Os 13 Porquês, ficou com 26,6%. As menções sobre depressão somaram 7,7%, enquanto os comentários sobre intolerância ficaram com 4,1%. Outros assuntos somaram 1,7%.
Além disso, a notícia da morte do cantor Chris Cornell, das bandas Soundgarden e Audioslave, no dia 17 de maio, também teve repercussão, com um total de 8.817 menções.
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Tipos das menções
Para qualificar os comentários capturados, separamos os principais tipos possíveis de comentários nas redes. Cada um dos comentários foi encaixado em uma das seguintes categorias: notícias, depoimentos (quando o usuário dá algum depoimento sobre o tema, não necessariamente pessoal), piadas, opiniões, citações e relatos pessoais.
ABRIL
Em abril, os principais tipos classificados foram citações e opiniões, na maior parte das vezes tratando da conscientização sobre o tema, evidenciando como o debate sobre suicídio esteve em alta. A série foi tão impactante que, na mesma semana da estreia, foram gerados diversos conteúdos relacionados nas redes. Os principais foram de citações dos personagens, com 31,5%. Logo depois vieram as opiniões de pessoas conversando sobre o tema, que somaram 28,3%. Mesmo a série despertando o lado de conscientização sobre o tema, a Baleia Azul viralizou demais e acabou virando meme, por isso o alto índice de piadas, com 26,6%. Relatos e depoimentos somaram 8,5%. Já as notícias ficaram em último lugar, com 5,1%.
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MAIO
Já em maio, a série perdeu muita força e o viral da Baleia Azul ganhou espaço. Como tudo na internet vira brincadeira, com a Baleia Azul não foi diferente. Caiu nas graças dos memes. Tivemos muito mais piadas em maio do que em abril, passando de 26,6% para 44,5%. Também tivemos menos opiniões em maio do que no período anterior, somando 19,2%. As notícias sobre suicídios ficaram com 10,8%. As citações da série Os 13 Porquês também diminuíram de volume com o tempo, e ficaram com 9,4% em maio. Relatos ficaram com 9,5%. Os depoimentos ficaram em último lugar, com 6,6%.
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GERAL
Na soma dos dois períodos, as piadas ficaram em maioria, com 34,2%. Em seguida ficaram as opiniões com 24,4%. As citações somaram 22,1%, em seguida de notícias (7,5%), relatos (6,3%) e depoimentos (5,5%).
Vale destacar que os relatos se referem quando a pessoa conta algo de sua vida pessoal ou desabafa nas redes, com demonstrações de pensamentos suicidas, dela ou de alguém próximo.
A maioria absoluta dos comentários de pessoas que falaram sobre suicídio foi de maneira impessoal (93,7%).
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SENTIMENTAÇÃO
Cada um dos comentários capturados foi classificado em positivo (quando a menção tinha viés conscientizador sobre o tema), neutro (quando não havia viés algum) e negativo (quando o comentário possuía um viés negativo sobre o tema, por exemplo, chamando depressão de bobeira).
ABRIL
Ao se analisar apenas o mês de abril, percebe-se como os debates sobre a série e a Baleia Azul ajudaram em uma conscientização sobre o suicídio, ainda que de maneira momentânea. Assim, 45,3% dos comentários foram positivos, 39,1%, neutros e 15,6%, negativos.
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MAIO
Já no mês de maio, quando a repercussão do tema começou a cair, principalmente a da série, essa tendência se inverteu, com os comentários neutros disparando na frente (71,7%), e os negativos (22%) superando os positivos (6,3%).
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GERAL
Durante todo o período monitorado, registramos uma maioria de comentários neutros, com 52,8% do total monitorado. Os comentários positivos somaram 28,8% do total, grande parte devido à série Os 13 Porquês, que incentivou muitas citações ou comentários positivos e conscientizadores sobre suicídio. Os comentários negativos tiveram significativo percentual do monitoramento: 18,4%. A Baleia Azul foi o tema que incentivou boa parte desses comentários, com pessoas brincando e fazendo piadas com o tema.
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Menções por dia
ABRIL
Em abril, o pico de comentários sobre suicídio aconteceu no dia 22, gerado pela enorme repercussão nas redes, o famoso buzz, da Baleia Azul.
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MAIO
O pico de maio aconteceu no dia 7, impulsionado pelo anúncio da Netflix de que a série Os 13 Porquês terá uma segunda temporada.
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Média Semanal
ABRIL
Em abril, tivemos a estreia de Os 13 Porquês, o que pode explicar o alto índice de menções aos sábados.
MAIO
Em maio, já não temos o sábado como o dia com maior número de menções sobre o tema. O domingo e a segunda-feira se destacam.
Média por hora
ABRIL
O tema suicídio é mais mencionado após as 12h e segue em alta até as 22h, quando começa a cair, seguindo o padrão básico.
MAIO
Em maio, seguimos com o mesmo padrão de abril, mas com menor intensidade. O pico do mês foi às 18h.
Locais
O Estado que concentrou a maior parte das menções, nos dois meses, foi o Rio de Janeiro, com 27,5% do total. Na sequência, tivemos São Paulo, com 17,9%, e Minas Gerais, com 9,9%. Também tiveram destaque o Pará (5,6%), o Rio Grande do Sul (5,5%) e Santa Catarina (4,8%).
Nuvem de termos
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Grafo de conexões
O grafo abaixo dá conta das conexões entre usuários que discutiram de maneira geral o assunto suicídio nas redes Twitter e Instagram. Percebe-se claramente que o assunto é periférico, pulverizado, restrito a “clusters” (grupos de conexões) e com poucas interconexões entre os diferentes agrupamentos. Não se destaca nenhum influenciador. Ou seja, o assunto suicídio, de forma geral, está restrito aos milhares de agrupamentos que o discutem entre si mesmos. Para analisar o grafo, e entender quem é quem em cada grupo, de onde saem ou chegam as conexões, clique aqui, amplie a página e coloque o cursor exatamente no centro de cada agrupamento. Cada ponto é uma pessoa em uma determinada rede. As cores apenas indicam o cluster.